A 45 minutos do Porto

Opening Hours : das 09:00 às 12.30h e das 14.00 às 17:30
  Contact : 255 321 477 - 96 359 89 62

Benemerências e Legados

A Santa Casa da Misericórdia agradece a todos os seus Beneméritos pela dedicação e espírito de solidariedade que muito contribuem para a missão desta Instituição.

Assim agradecemos profundamente a todos aqueles que com o seu gesto solidário já contribuíram para a prossecução da Missão da Misericórdia.

Se pretender apoiar a Misericórdia, deverá contactar -nos das seguintes formas:

Pessoalmente ou por carta: Santa Casa da Misericórdia de São Bento de Arnoia – Celorico de Basto | Largo do Mosteiro nº 6, 4890-036

Por telefone: 255 321 477 | 96 359 89 64

Por email: provedoria@scma-cbt.com

Ao apoiar a Misericórdia na realização das suas obras, poderá fazer donativos em dinheiro, bens, tempo ou mesmo, atribuir à Misericórdia heranças ou legados.

Ao doar bens, tempo, ou dinheiro à Santa Casa da Misericórdia de Celorico de Basto, está a contribuir para a missão desta Instituição e poderá ter acesso aos benefícios fiscais previstos na Lei.

 

Um pouco de história …

Cortejos de Oferendas

Os Cortejos de Oferendas, em favor do Hospital Civil de S. Bento de Arnoia e do Asilo da Infância Desvalida, surgiram no intuito, da população celoricense, manifestar a sua solidariedade com as únicas casas de caridade do concelho, e constituem um marco histórico da instituição, pela dedicação do Povo Celoricense

A maior parte da receita, revertia a favor do Hospital, para ajudar nas despesas com o internamento, consultas e tratamento dos doentes pobres.

Para a realização dos Cortejos, eram realizadas reuniões no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com os Padres, Regedores e Presidentes da Juntas das Freguesias do concelho e organizadas comissões, que ficavam responsáveis pela preparação e organização do cortejo em cada freguesia.

No dia do cortejo, a comitiva de cada freguesia desfilava na avenida principal da Vila, com carros ornamentados, onde era referido o valor dos donativos em dinheiro e transportados os donativos em géneros alimentares, roupas, medicamentos, entre outros.

Havia alegres atuações populares ao longo do desfile, evocando as tradições do concelho, e envolvendo muitas pessoas na sua concretização, evidenciando o “grande nobre e esforço de um bom e generoso povo (…)”.

A continuidade e evolução do Hospital, deve-se em muito, à realização dos Cortejos de Oferendas.

O primeiro foi realizado em 1944, durante o período de ampliação do Hospital. Após o 1º Cortejo, a tradição  só foi  autorizada e retomada, em 1956.  Realizaram-se mais 5 Cortejos de Oferendas até 1965, motivo de  grande orgulho para a Irmandade da Santa Casa, pelo seu significado, e para todos os celoricenses, numa manifestação única, generosa e humilde ao seu hospital.

Datas dos Cortejos de Oferendas:

  • 1º Cortejo – 2 de Dezembro de 1944
  • 1 de Dezembro de 1956
  • 1 de Dezembro de 1958
  • 15 de Abril de 1961
  • 5 de Janeiro de 1963
  • 20 de Março de 1965