O Nutriciência: jogar, Cozinhar /Aprender é um projeto de investigação / intervenção desenvolvido pela Universidade do Porto (Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e faculdade de Engenharia), financiado pelo Programa Europeu EEA Grants, com o apoio do Serviço Nacional de Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde I.P. e programa Iniciativas de Saúde Pública.
O Nutriciência teve como parceiros a União das Misericórdias Portuguesas a RTP e a Universidade de Oslo.
O objetivo central de estratégia de intervenção inovadora do projeto Nutriciência é, pois, promover junto das famílias, crianças e profissionais das Misericórdias, na melhoria dos hábitos alimentares, através do aumento do consumo de hortofrutícolas e da diminuição da ingestão de sal e de açúcar consideradas áreas prioritárias de intervenção pela Organização Mundial de Saúde.
Assim sendo, a sala do Pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia – Celorico de Basto aceitou a participação no projeto e propôs às famílias das crianças da sala o desafio de também elas participarem no projeto que consistia no seguinte : através de uma password atribuída a cada família, registavam-se online na plataforma, aberta somente para famílias participantes, respondiam a um questionário e, todas as semanas era lançado um desafio ás famílias que consistia na elaboração de uma receita ; por exemplo: elaborar uma receita de uma sopa ou um prato saudável com pouco sal e a utilização de ervas aromáticas. Em seguida, a família tirava uma fotografia ao prato confecionado e descrevia os ingredientes utilizados e a forma de confeção e submetia na plataforma. O projeto durou dois meses e no final as famílias respondiam a novo questionário. Simultaneamente ao desafio das famílias, a sala do pré-escolar também foi desafiada a elaborar uma mascote com uma das personagens do Nutriciência, no nosso caso escolhemos a cenoura cacilda, criamos também, um hino do Nutriciência em que a nossa sala fez a canção das vitaminas, no final realizamos um teatro com as crianças em que as personagens principais eram as frutas e os legumes. Estes desafios foram todos registados pelo Nutriciência.
No final do projeto foi feita uma cerimonia de encerramento do projeto , da apresentação do livro resultante das receitas vencedoras e apresentadas pelo canal de televisão RTP, assim como, o reconhecimento e entrega de prémios ás instituições vencedoras em diversas categorias, cerimónia essa realizada na Reitoria da Universidade do Porto .À nossa instituição foi entregue o prémio das vitaminas à sala do Pré-escolar pelo desempenho dos desafios que enaltecia o papel das vitaminas presentes nos alimentos saudáveis.
Uma das receitas vencedoras e presentes no livro do Nutriciência e apresentadas no programa de culinária da RTP foi a Família Costa da nossa instituição com a sua receita de arroz de cabidela com ervas aromáticas.
A participação da sala do Pré-escolar e das nossas famílias neste projeto foi muito importante porque, além de trabalhar um tema tão importante como a alimentação para o crescimento saudável das nossas crianças, também estreitou ainda mais os laços entre a Instituição e as famílias.
A todos muito obrigado!
A Educadora e Coordenadora do projeto