A 45 minutos do Porto

Horário: : das 09:00 às 12.30h e das 14.00 às 17:30

Sessão Solene de Abertura das Comemorações 150 anos da Misericórdia

 

No dia 14 de Julho de 2017, a Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia, inscreveu na sua história, mais um importante acontecimento. Assinalou os 150 anos da Fundação da Irmandade da Santa Casa e da Aprovação Régia do Rei D. Luís I, com a Sessão Solene de Abertura das Comemorações dos 150 anos e Inauguração da Exposição “150 anos de Memórias”.

A Sessão Solene iniciou-se com uma peça de teatro, pelo GTC – Grupo de Teatro Celoricense, onde foi recriada, a aprovação Régia dos Estatutos e a importância que a constituição da Santa Casa constituiu à época, para a população celoricense.

Tomaram a palavra, a Sra. Provedora e Presidente da Comissão de Honra dos 150 Anos, Dra. Mª. Graça Mota, o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Eng. Vítor Vasconcelos, o representante da UMP, Sr. José Augusto Silveira e o Presidente do Município de Celorico de Basto, Dr. Joaquim Mota e Silva.

A Sra. Provedora, fez um levantamento dos principais acontecimentos da instituição, ao longo dos 150 anos da mesma, das suas valências, dos recursos humanos e a sua missão, o Presidente da Assembleia Geral, uma referência aos principais beneméritos e benfeitores da instituição, o representante da UMP,  enalteceu o papel das misericórdias, recuando a fundação da primeira Santa Casa em Portugal, e referindo-se ao papel que estas desempenharam na história, e por fim, o Presidente do Município, enalteceu o papel da instituição para o concelho de Celorico de Basto e o encanto e riqueza patrimonial, do Mosteiro de Arnoia.

A Sessão Solene, contou com a participação da Cooperartes – Academia de Música de Basto e terminou com um brinde de Verde de Honra, distribuído a todos os convidados.

Foi também inaugurada a Exposição “150 anos de Memórias”, que se encontrará nos claustros do Mosteiro de Arnoia até Janeiro de 2018, e onde se pode conhecer não só a história da Santa Casa, mas também visitar uma reprodução de um quarto e consultório do Hospital Civil de S. Bento de Arnoia, dos anos 50, diverso material hospitalar e  a Galeria de Honra de Beneméritos e Benfeitores.