No dia 11 de Outubro, aproveitando a tarde de sol, os utentes da ERPI, deslocaram-se até Cabeceiras de Basto para visitar o Mosteiro de S. Miguel de Refojos e a Casa do Tempo.
No Mosteiro, os utentes tiveram a oportunidade de contemplar a beleza e a imponência arquitetónica da Igreja, que “(…) é a única e a maior Igreja beneditina construída de raiz em Portugal no período barroco” 1 (séc. XVIII) e também o único Mosteiro Beneditino em Portugal com zimbório. Os Idosos realizaram as suas orações, nomeadamente a S. Miguel, como outrora muitos faziam anualmente durante as festividades em honra deste santo, que decorrem no mês de Setembro.
Aproveitando a deslocação a Cabeceiras de Basto e a proximidade com o Mosteiro, os idosos visitaram a “Casa do Tempo”, onde visitaram várias salas onde puderam estar em contacto com ”(…)as tradições, os usos, os costumes e as gentes (…) através da recreação ao vivo de cenas do quotidiano, da vivência e dos trabalhos agrícolas (…)” 2 . Com esta visita os idosos puderam assim estimular as suas memórias e a suas histórias.
No regresso houve ainda tempo para uma paragem na Vila do Arco de Baúlhe, para lanchar e mais um momento de convívio.
- Mosteiro de S. Miguel de Refojos
- Casa do Tempo
Fontes: 1 – Folheto do Mosteiro de S. Miguel de Refojos da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto; 2 – Guia – Turístico “Venha conhecer Cabeceiras de Basco com os cinco sentidos!” do Município de Cabeceiras de Basto, Junho de 2017