A 45 minutos do Porto

Opening Hours : das 09:00 às 12.30h e das 14.00 às 17:30
  Contact : 255 321 477 - 96 359 89 62

All Posts in Category: Atividades

Janeiras 2019

No dia 27 de Janeiro de 2019, um grupo de colaboradores da SCMA-CBT, participou no XIX Encontro de Janeiras promovido pelo Município de Celorico de Basto, com o tema “Nós vimos da Santa Casa”.

Ao longo do mês de Janeiro, como vem sendo tradição, esse mesmo grupo percorreu as ruas da freguesia de Arnoia e o comércio da vila de Celorico de Basto, com o objetivo de angariar fundos para a instituição.

A Mesa Administrativa vem por este meio, deixar o seu agradecimento público a todos os colaboradores que com empenho e muita dedicação, participarem nesta atividade, assim como, a toda a população e comerciantes que “abriram as suas portas” e contribuíram.

Ler Mais

SORTEIO de CABAZ DE NATAL

No dia 1 de Dezembro, no final do almoço da Festa da Família, realizou-se o Sorteio do Cabaz de Natal 2018. A rifa vencedora – Nº 1773 – Mesa Silvestre Carvalho foi tirada do saco por uma criança, na presença da Sra. Provedora, Dra. Mª. Graça Mota, membros da Mesa Administrativa, Direção Geral, assim como os participantes da Festa da Família.

A Mesa Administrativa agradece a todos os que participaram e colaboraram no Sorteio de Cabaz de Natal, cuja receita reverteu na integra para a instituição.

Ler Mais

Festa da Família traz alegria à Santa Casa

Ao fim da manhã, no dia 1 de Dezembro, os utentes da ERPI e UCC da SCMA-CBT aguardavam ansiosamente a chegada dos seus familiares à instituição, para levar a efeito mais uma edição da Festa da Família. Era chegado o dia em que a confraternização, a alegria, os afetos e os valores natalícios, se misturam à mesa e fazem as delícias dos utentes.

O almoço com os familiares, teve lugar no refeitório da instituição, perfazendo cerca de 200 pessoas sem contar com os colaboradores que prepararam e serviram a refeição.

No final do almoço a Sra. Provedora, Dra. Mª. Graça Mota, discursou agradecendo em primeiro lugar, a confiança  e preferência das famílias na instituição para o cuidado dos seus familiares; a colaboração e disponibilidade dos colaboradores para a realização desta importante atividade, assim como outras realizadas durante o ano, assim como a todos os que contribuíram com a compra e venda de rifas para o Sorteio do Cabaz de Natal. Despediu-se desejando aos presentes, votos de um Feliz Natal e Bom Ano Novo.

Após o almoço, a festa continuou com música ao vivo, em que os utentes e familiares participaram cantando e dançando, com alegria e animação.

Mais uma edição da Festa da Família aconteceu, com os objetivos de valorizar o papel e a pessoa idosa, e  encher o coração dos utentes de amor, fraternidade, esperança e realizações pessoais.

Ler Mais

II FESTA DAS COLHEITAS

 

Para manter e celebrar as tradições, realizou-se mais um ano, a Festa das Colheitas, com a recriação de uma desfolhada. A festa decorreu no dia 10 de Outubro, para os utentes da ERPI Dª Maria Olímpia e UCC, no átrio da instituição.

Cantares tradicionais, memórias evocativas dos tempos antigos, convívio entre os utentes e muita animação, não faltaram ao longo de toda a desfolhada. Só faltou encontrar a espiga de milho-rei, mas os beijinhos não ficaram por dar.

Com a atividade pretende-se promover o envelhecimento ativo, fortalecer as relações e o convívio institucional, assim como valorizar as tradições e costumes.

Ler Mais

Dia Internacional do Idoso

No dia 1 de Outubro, o dia internacional do Idoso, foi assinalado na ERPI Dª. Maria Olímpia e na UCC da Santa Casa.

Durante a parte da manhã, as crianças do pré-escolar do infantário da SCMA-CBT, visitaram os idosos e fizeram as delícias dos mais velhos, com a sua alegria e vivacidade. Em conjunto desenvolveram a atividade “A teu lado …”, com o jogo do balão, pintura, entre outros.

Na parte da tarde, teve lugar, uma Eucaristia Solene, presidida pelo Sr. Reitor de Arnoia, Pe. Armandino Pires Lopes, uma vez que os idosos dão muita importância aos aspetos religiosos, para encerrar a efeméride.

“Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”

Ler Mais

Dia de Passeio para os Idosos da Santa Casa

No passado dia 12 de Setembro, os idosos da ERPI Dª. Maria Olímpia Teixeira Mota Guedes visitaram os Santuários do Sameiro e do Bom Jesus do Monte, em Braga.

Para além da deslumbrante vista para a cidade de Braga e arredores, os idosos puderam deslumbrar os magníficos espaços, jardins e arquiteturas dos santuários, onde fizeram as suas orações, preces e agradecimentos.

O passeio terminou com um lanche convívio na Penha – Guimarães.

A atividade teve como objetivos a promoção do envelhecimento ativo, o contacto com o exterior, a promoção de práticas religiosas e proporcionar momentos de convívio e animação.

Ler Mais

GASPORTO distribui alegria aos idosos da Santa Casa

Como já vem acontecendo há alguns anos, o Grupo de Ação Social do Porto (GASPORTO), esteve na SCMA-CBT, a desenvolver diversas atividades com os idosos, na ERPI Dª Maria Olimpia Teixeira Mota Guedes,  durante alguns dias das ultimas semanas de Agosto.

O convívio, a animação, a partilha de experiências e as atividades desenvolvidas, são muito importante para os idosos, que muito apreciam a visita deste grupo.

A convite do grupo, alguns utentes participaram num convívio/piquenique, na Zona Verde/ Parque do Freixieiro na Vila de Celorico de Basto, organizado pelo GASPORTO, no dia 1 de Setembro.  No convívio estiveram  também presentes as instituições concelhias por onde o GASPORTO, dinamizou atividades. O convívio foi animado pelo Grupo de Concertinas de Arnoia e foi entregue um quadro com fotografias como recordação pela passagem do grupo em 2018 pela SCMA-CBT

A SCMA-CBT agradece ao GASPORTO, pela iniciativa e pela alegria que ofereceram aos utentes, aguardando a sua próxima visita à instituição.

Ler Mais

CONCERTO DE PÁSCOA

No passado dia 15 de Abril, pelas 15 h, teve lugar na Igreja Paroquial de Arnoia, o Concerto de Páscoa, realizado pela Academia de Música Coopeartes, numa atividade de angariação de fundos a favor da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia.

No Concerto foram tocadas lindíssimas peças de vários compositores como  Schubert, Handel, Ravel, Cesar Frank, Purcel, Bach Gounod, entre outros. O Concerto terminou com a excelente atuação do Coro da Academia com a peça “ O Conto das Três Arvores” de Allen Pote.

A Mesa Administrativa agradece publicamente à Academia de Música Coopeartes pelo riquíssimo e brilhante concerto e colaboração, à Comissão Fabriqueira de Arnoia por permitir a realização do concerto na Igreja, assim como a todas as pessoas, que estiveram presentes numa tarde de domingo, participando nesta atividade de angariação de fundos em prol da instituição.

Ler Mais

Chegou o Carnaval

Chegou o Carnaval, com ele a alegria, a animação e muitas palhaçadas.

A Instituição festejou o Carnaval na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) com um Baile de Máscaras, onde não faltou a amiga da casa, a “Maria Gaiteira”.

Na parte da tarde, alguns utentes deslocaram-se à Vila de Celorico de Basto, onde fizeram um curto desfile, e deslocaram-se ao café para um momento de descontração e convívio.

Ler Mais

Santa Casa recebeu a visita da Missão País

Pelo 3º e ultimo ano, a Santa Casa recebeu a visita dos jovens da Missão País, de 5 a 9 de Fevereiro, nas valências da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), Unidade de Cuidados Continuados (UCC) e Jardim de Infância.

Ao longo dessa semana os jovens, estiveram com os utentes, num trabalho de partilha de conhecimentos, momentos de animação e oração.

Maioritariamente da Faculdade de Economia do Porto, os jovens sob o tema “A Paz esteja em tua casa”, tinham como missão inspirar gerações, para que vivam a fé católica em missão.

Como habitual, no ultimo dia, sexta-feira, 8 de Fevereiro, alguns utentes da ERPI e Jardim de Infância assistiram a uma peça de teatro no Auditório Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, na Vila de Celorico de Basto, elaborado pelo jovens.

A Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia agradece a presença dos jovens da Missão Pais, ao longo de 3 anos na instituição. Todos os momentos ficaram certamente guardados na memória de utentes e colaboradores.

 

 

Ler Mais