A 45 minutos do Porto

Horário: : das 09:00 às 12.30h e das 14.00 às 17:30

150 Anos da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia – Fundação do Lar D. Maria Olímpia Teixeira Mota Guedes

A assistência à terceira idade da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia, deve-se especialmente a D. Maria Olimpia Teixeira da Mota Guedes, de Casal Nino (Arnoia), que generosamente doou  à Misericórdia os seus bens, com a obrigação de estes se destinarem à assistência de pessoas idosas (testamento realizado em 1967).

Em 16 de Agosto de 1969, após a morte de D. Maria Olimpia, foi publicado no Jornal “Noticias de Basto” o seguinte: “Asilo de Velhos – Enquanto se não procede as respetivas obras no Solar de Casal de Nino, a Santa Casa da Misericórdia deste concelho, alberga no edifício do seu hospital, os pobres das freguesias de Arnoia, Britelo e Gémeos que desejem e necessitem de ser internados. Os interessados deverão dirigir-se à secretaria da Santa Casa.”

No entanto, em 20 de Janeiro de 1974, com a Provedoria do Pe. José Joaquim Gonçalves de Carvalho, foi inaugurado o “Lar D. Maria Olimpia Teixeira da Mota Guedes” também conhecido como “Mini-Lar”, no rés-do-chão do edifício hospitalar no Mosteiro de Arnoia, com 18 camas, sala de convívio e outras dependências necessárias para o funcionamento do Lar.

Em 2 Janeiro de 1977,  foi realizada uma cerimónia de homenagem e gratidão a D. Maria Olimpia Teixeira Mota Guedes, com a colocação de uma fotografia e celebração de uma missa por sua alma, com a presença das pessoas  ilustres do concelho e das relações mais intimas desta benemérita.

Esta doação foi muito importante para a Misericórdia de Arnoia, uma vez que permitiu  à mesma, ser pioneira na assistência à terceira idade. Foi igualmente fundamental, uma vez que,  após a nacionalização do Hospital Civil de S. Bento de Arnoia em 1976, permitiu a continuidade da missão da Misericórdia, no auxilio aos celoricenses,.

A Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia, fundada em 1867, tem na pessoa de D. Maria Olímpia Teixeira da Mota Guedes uma das principais beneméritas da Instituição, tendo sido concedido o estatuto meritório de Fundadora do Lar da Misericórdia, (atualmente designada Estrutura Residencial para Idosos – ERPI).

No conceito das comemorações dos 150 anos, a Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia, irá homenagear publicamente a fundadora do Lar (ERPI) – D. Maria olímpia Teixeira da Mota Guedes.